domingo, 27 de junho de 2010

Tacacá da Amazônia


Serve-se em cuias. Coloca-se primeiramente um pouco de tucupi e o caldo da pimenta-de-cheiro com tucupi. Acrescenta-se a goma e arranjam-se os ramos do jambu de modo bem distribuído. Colocam-se os camarões e acrescenta-se mais tucupi até quase completar a cuia.

Toma-se o tacacá – não se diz comer, nem beber – levando-se os lábios até a cuia, sorvendo em pequenas quantidades o tucupi , misturado com a goma. Tradicionalmente não se usa nenhum instrumento para tirar o camarão ou o jambu, usa-se a ponta dos dedos; mas por ser mais prático, adota-se atualmente o palito de madeira.

Dado que esta iguaria é servida muito quente, passou-se a usar uma pequena cesta na base da cuia - provavelmente a partir da década de 1990 - para proteger as mãos de quem consome o tacacá.

É habitual consumir-se o tacacá no final da tarde, em via pública, nas tradicionais tacacazeiras. Não é comum servir-se este prato nas refeições principais.

Vou sair correndo pra tomar o meu, minha dica é: depois de tomar o tacacá, beber uma coca-cola, dá um efeito fantástico experimentem e contem depois!

6 comentários:

Unknown disse...

Tú acredita que eu li esse post e saí correndo pra tomar um tacacá q têm aqui na esquina da minha casa? me deu água na boca menina!

Unknown disse...

Nada melhorrr!!!
Tacacá e coca-cola.
combinaçao perfeita!!!!

...discretinhazz... disse...

Pois é Lú tacacá com coca depois é o q há!
E tú Helô? Fez o mesmo que eu querida saí correndo pra tomar o meu!
Continuem prestigiando o site!

Unknown disse...

Vou experimentar sua dica e depois te conto...

Anônimo disse...

verdade, tomem coca-cola depois, nem inventem de tomar água, corre o risco de beber água ateh morrer e a sede nunca passar, tua barriga fica quase pra espocar de tanto enfiar água pra entrar e nada de se saciar....

Ygor Lelis

Anônimo disse...

Tava eu a buscar passeio do círio fluvial e encontro tu. Irias gostar de saber de algumas histórias q sei sobre esta coisa que amodoro e penso cá seja afro-disíaca...rs...
Posso roubarte a foto????

Bjos gdes.

www.consultpara.com.br